PARA-RAIOS

PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS – LAUDO DO SISTEMA DE PARA-RAIOS

O Para-Raios é um item existente na maioria dos Condomínios e visa garantir a segurança da estrutura, dos moradores e dos equipamentos existentes na edificação. O Laudo de Para-Raios, também denominado Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), verifica a operacionalidade do sistema, se está de acordo com a norma, a medição de resistência ôhmica e a integridade física dos componentes como malhas, captores, descidas, etc.

A NBR-5419/2015 sofreu grande alteração onde é necessário a apresentação de projeto de concepção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas para devida fiscalização e comprovação de eficácia do sistema instalado.

Chuva forte pode custar caro, portanto a prevenção é a melhor opção. Seu condomínio deve possuir o Laudo de Para-Raios conforme a norma ABNT 5419/2015 e renová-lo anualmente. O Laudo de inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA, ou Laudo de Para-Raios, trata-se de um documento técnico, com registro das inspeções, verificações e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e também do sistema de aterramento elétrico.

QUAIS AS NECESSIDADES MAIS COMUNS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS?

 1) Locais de grande afluência de público;
 2) Locais que prestam serviços públicos essenciais;
 3) Áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
 4) Estruturas isoladas, ou com altura superior a 25m;
 5) Estruturas de valor histórico ou cultural,
 6) Edificação, estabelecimentos industriais ou comerciais com mais de 1500 m2 de área construída.

SEU CONDOMÍNIO/EMPRESA PRECISA RENOVAR TODOS OS ANOS O LAUDO?

Laudo de SPDA válido por 1 ano

Caso não tenha encontrado a resposta para a sua pergunta, não hesite em contactar-nos, o nosso suporte ao cliente ficará feliz em ajudá-lo.

Fale com a nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas sobre PARA-RAIOS

Especializações Técnicas