Passo A Passo Para A Obtenção Do AVCB

Auto de vistoria do corpo de bombeiros

Formulário para Atendimento Técnico


O FAT do Corpo de Bombeiros (Formulário para Atendimento Técnico) é um instrumento administrativo utilizado para realizar solicitações de alterações e sanar dúvidas de processos de AVCB existentes na corporação.
Essa pesquisa é feita inicialmente quando não sabemos o histórico da edificação, ou seja, se existe ou se já existiu algum documento aprovado da edificação no Corpo de Bombeiros. Pois, para iniciar o processo de AVCB necessitaremos do Projeto Técnico aprovado e/ou o último AVCB vigente.

Portanto, se você não sabe como está a sua edificação ou não tem nenhum histórico dentro do Corpo de Bombeiros, podemos fazer a sua pesquisa através deste Formulário de Atendimento Técnico (FAT) e lhe dar as devidas respostas, para que possa obter o seu AVCB, assegurando desta forma a segurança contra incêndio da sua edificação e as vidas das pessoas que ali transitam.


 

Projeto Técnico Contra Incêndio


Para a obtenção do AVCB, é necessário a elaboração do Projeto Técnico Contra Incêndio (PT), que é obrigatório para todo e qualquer imóvel com área superior ou igual a 750,00 m², com mais de três pavimentos e/ou com alta classificação de risco de incêndio. É este documento que define o conjunto de ações a serem executadas pelo proprietário do espaço para tornar o ambiente o mais seguro possível e facilitar o acesso do Corpo de Bombeiros em caso de necessidade.
No Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio, constará todos os elementos e equipamentos de segurança, como por exemplo:

  • Luzes de Emergência
  • Alarme de Incêndio
  • Portas Corta Fogo
  • Extintores
  • Sinalizações de Saídas de Emergência
  • Hidrantes
  • Sprinklers
  • Mangueiras Contra Incêndio
  • Entre outros

Após aprovado o Projeto Técnico pelo Corpo de Bombeiros se dará o inicio da execução das obras exigidas pelo mesmo (caso hajam), para que a edificação esteja apta a receber a vistoria oficial e a devida aprovação.


 

Adequação

 

Após o Projeto Técnico aprovado pelo Corpo de Bombeiros é necessário atender as exigências técnicas executando todas as obras condicionadas na aprovação.

A Lume Engenharia tem o Know-How para executar todas as obras exigidas e obtém 100% de aprovação das mesmas pela Corporação. Para orçarmos essas adequações realizamos uma vistoria técnica baseando-se no Projeto Aprovado e enviamos um relatório técnico fotográfico com os devidos custos anexados.



Vistoria do Corpo de Bombeiros


Após sanadas todas as exigências feitas no Projeto Técnico, chega o momento de solicitarmos a vistoria oficial do Corpo de Bombeiros. Um vistoriador oficial da Corporação vai até a edificação para certificar se todas as medidas de segurança contra incêndio estão instaladas e em pleno funcionamento.

Após a vistoria é emitido um comunique-se aprovando ou não o AVCB, se aprovado em seguida conseguimos fazer o download do documento no Via Fácil, o sistema oficial do Corpo de Bombeiros. Caso seja comunicado, a edificação tem o prazo de um ano para solicitar o retorno, sem ter que pagar nova taxa de vistoria – FEPOM (Fundo Especial da Policia Militar).

Aprovado o AVCB, o responsável pelo uso deve manter o documento em local visível a todos e realizar as manutenções periódicas exigidas para manter o funcionamento dos Equipamentos de Combate a Incêndio.

Lembrando que se as manutenções não forem realizadas, o seu AVCB pode ser cassado em caso de uma nova vistoria, seja por denúncia ou fiscalização aleatória.

Fale com a nossa equipe de especialistas e tire suas dúvidas sobre Passo A Passo Para A Obtenção Do AVCB

Especializações Técnicas